O Blog Histórias do XV inicia sua nova série de postagens: As Ripolianas!
Para iniciar a nova série, veremos primeiramente a história de uma das pessoas mais conhecidas da longa história do XV de Piracicaba: Romeu Ítalo Rípoli.
Foto: Romeu Ítalo Rípoli
Rípoli nasceu em Piracicaba no dia 21 de novembro de 1916 e faleceu, aos 66 anos de idade, em 28 de outubro de 1983.Rípoli, filho de imigrantes italianos, formou-se em 1940 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Começou sua história no futebol atuando como ponta direita do time da ESALQ - USP, mas ficou muito conhecido como o maior presidente da história do XV!
FOTO: Equipe de Futebol da Esalq. Em destaque, Rípoli!
A história de Rípoli com o XV começou antes mesmo deste ser presidente do Alvinegro. Rípoli, nos anos 40, coordenou a construção da primeira arquibancada do estádio Alvinegro. Rípoli também coordenou, com muito sucesso, a construção do Ginásio Waldermar Blatkauskas, fazendo com que Piracicaba pudesse receber os Jogos do Interior de 1955.
Rípoli foi presidente do alvinegro entre 1959 - 1966 e 1973 - 1983, ficando, ao todo, 17 anos a frente do XV.
Em breve, contaremos diversas histórias contadas por Cecílio Elias Netto, denominadas "Ripolianas". Segundo afirmado por Cecílio Elias, Rípoli era uma fonte inesgotável de causos, e alguns deles estarão em nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário