segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A história dos Uniformes do XV [Parte2/2]

Como prometido, voltamos a falar hoje sobre os uniformes do XV de Piracicaba ao longo da história. Porém, agora, com uma visão mais crítica dos uniformes utilizados nos últimos anos pelo XV, dese o zebrado tradicional, amado pela torcida alvinegra, até o contestado uniforme zebrado, porém, Azul, Vermelho e Branco!

A foto abaixo é da zebrada semelhante a que era utilizada já na década de 50. O número nas costa é menor do que se utiliza hoje e o desenho do uniforme é que todos os torcedores do XV gostam e que coloca medo em todos os adversários.


Já o segundo uniforme é da década de 80, e traz listras faixas maiores do que a original, porém como predominante a cor preta.


A terceira camisa do alvinegro é semelhante a anteiror, porém do início da década de 90 e segue o padrão da predominância da cor preta.


Na mesma década de 90, porém depois de 1995, a TAM era quem administrava o futebol do alvinegro.


A última zebrada que agradou os torcedores alvinegros foi a utilizada na Copa Paulista de 2008, que segue a risca a tradicional camisa do alvinegro.


Ao longo dos últimos anos o XV adotou alguns uniformes diferentes. Na época que a empresa TAM patrocinava a equipe, as cores azul e vermelha tomaram conta da famosa camisa zebrada. Sem dúvida nenhuma a camisa zebrada em Azul e Vermelha foi a que mais se diferenciou de todas as outras até aquele momento.


A outra camisa desta mesma época, era totalmente branca, porém com os pequenos detalhes em azul, ao invés do preto, como sempre foi utilizado pelo XV. A fornecedora de ambas as camisas era a Umbro, e existe outra grande diferença que pode ser notado em ambos os modelos: o símbolo do XV foi trocado pelas letras que representam a equipe "XV".



É grande a diferença com relação ao uniforme branco utilizado nos últimos anos pelo XV, que contém o símbolo oficial do clube, e todos os detalhes na cor preta.


Outro uniforme completamente diferente do que todos que haviam sido utilizados pelo alvinegro ao longo da história é o atual terceiro uniforme OFICIAL do XV. Segundo o art. 119, § 3º, inciso II, "Ascores verde e amarela poderão ser utilizadas na confecção dos uniformes, mas somente na condição de terceiro uniforme ou solenidade especial." Portanto o uniforme de cor "Cinza Pijama" NÃO é o terceiro uniforme oficial do XV.



A discussão sobre o uniforme do glorioso alvinegro retornou aos noticiários no ano de 2009. A diretoria resolveu alterar o uniforme alvinegro, porém a alteração causou a revolta em muitos torcedores, porque as costas da camisa tem total predominância da cor branca. Essas costas da camisa do XV, faz com que houvessem diversas confusões com a camisa dos times adversários que tinham o uniforme branco. Um exemplo foi na decisão contra a equipe do Grêmio Osasco, que obrigou a equipe a decidir a vaga do acesso com o uniforme "Pijama Cinza".


Durante a fase final do Campeonato Paulista da Série A-3, criou-se a expectativa de alteração na camisa do alvinegro, que só efetivamente aconteceu na Rodada de número 2 da Copa Paulista de Futebol 2009, porém não alterou as fortes críticas que já rondavam a camisa anterior, denominada pela prórpia torcida como "PSEUDO-ZEBRADA". As listras na nova camisa apresentada pela fornecedora Deffende, são muito finas, o que novamente dificulta a distinção com os uniformes brancos de outras equipes, fazendo o XV passar mais uma vergonha em Ribeirão Preto, quando a arbitragem definiou o uniforme como predominantemente branco.



Para concluir esse aritgo fica a seguinte pergunta para a Forncedora de Materiais Deffende, e para toda a diretoria do XV: Será que é tão difícil largar o orgulho de lado e escutar os apelos da torcida e nos devolver a tradicional zebrada? Por quê nosso estatuto está sendo contrariado em 2 questões? A primeira é a quantidade de listras na camisa zebrada: Eram pra ser apenas 5 e agora são 7; A segunda é o terceiro uniforme cinza pijama! Vamos escutar os apelos alvinegros e nos devolver a alegria de rever nossa camisa zebrada!

Para conferir a primeira parte do artigo publicado neste mesmo blog, Clique aqui


Fica mais uma dica para o torcedor alvinegro, o amigo Anderson, em seu blog, "A maior do Interior", também fez sua crítica ao uniforme do alvinegro. Clique Aqui para Conferir

4 comentários:

ortsiger disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelos dois posts sobre a história da camisa do Nhô Quim, sensacional mesmo !

Em segundo lugar, que reaio de empresa é essa "Deffende" ???
Poxa, não sei se o XV jogou com uma camisa da Nakal também, mas eles não honram a tradição da camisa zebrada e fazem essas aberrações !

E o pior de tudo é que parte da diretoria deve ser conivente na hora de fechar o contrato, pois não é possível que fique por isso mesmo.

Abs !

SadMoon disse...

Eu aqui digitando mil coisas, e o site sei lá, sumiu com a caixa de msg rs

Mas então, fica apenas o mais importante (não vou ficar reescrevendooo haha):

Parabéns pelo excelente artigo, muito bem ilustrado e elaborado!!

Um abraço

anderson disse...

Parabéns pela postagem Ramon. O XV tem uma torcida de qualidade.
Abraços.
anderson da "A Maior do Interior"

Denise disse...

Parabéns Ramon...
Excelente o seu trabalho de pesquisa, nosso XV merece!!!!
Abração