terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Como nasceu o XV de Piracicaba

O “Esporte Clube XV de Novembro”, surgiu no cenário esportivo da cidade no segundo semestre de 1913, como resultante da fusão do “Esporte Clube Vergueirense” e do “Esporte Clube 12 de Outubro”. Nenhum dos dois clubes citados anteriormente podia ser chamado de clube, propriamente dito, uma vez que nem um e nem outro possuíam diretoria, quadro de associados definitivos e estatutos regimentais necessários.

  • Vergueirense – Era “propriedade” dos irmão Pousa e seus parentes, residente à Rua do Vergueiro e que aceitavam a colaboração de seus vizinhos daquela rua para terem o número necessário de pessoas para organizar os treinos e jogos.
  •  12 de Outubro – O clube pertencia aos irmão Guerrini, residente então, na rua Santo Antônio, e treinavam onde hoje o XV tem o seu estádio.

 

Como “Vergueirense” e “12 de Outubro” eram amigos e também tinham inimigos em comum e como sozinhos não podiam viver mais, resolveram um dia fazer a fusão, organizando-se como um clube de verdade, com associados, diretoria e um estatuto.

Acontece, porém que ambas as equipes queriam manter o nome de suas respectivas agremiações. Houveram discussões sérias, várias sugestões, até que afinal, sendo consultado o então cirurgião dentista e Capitão da Guarda Nacional, Cap. Carlos Wingeter(foto), candidato de ambas as partes à presidência do XV, este alvitrou o Esporte Clube XV de Novembro.

Contam os descendentes do Cap. Carlos Wingeter que ele gastou tudo o que tinha em benefício do XV e que foi ele que doou ao clube o campo de futebol da rua regente. O que realmente se sabe é que ele arrendou o campo de 1915 até quando o campo foi adquirido pela diretoria do XV em 1918.


Foto: Cap. Carlos Wingeter, 1° Presidente do Glorioso Esporte Clube XV de Novembro

Fonte: "O Diário 2: A história do XV", Rocha Netto, Piracicaba, 10 de Fevereiro de 1980

Nenhum comentário: