O “Esporte Clube XV de Novembro”, surgiu no cenário esportivo da cidade no segundo semestre de 1913, como resultante da fusão do “Esporte Clube Vergueirense” e do “Esporte Clube 12 de Outubro”. Nenhum dos dois clubes citados anteriormente podia ser chamado de clube, propriamente dito, uma vez que nem um e nem outro possuíam diretoria, quadro de associados definitivos e estatutos regimentais necessários.
- Vergueirense – Era “propriedade” dos irmão Pousa e seus parentes, residente à Rua do Vergueiro e que aceitavam a colaboração de seus vizinhos daquela rua para terem o número necessário de pessoas para organizar os treinos e jogos.
- 12 de Outubro – O clube pertencia aos irmão Guerrini, residente então, na rua Santo Antônio, e treinavam onde hoje o XV tem o seu estádio.
Contam os descendentes do Cap. Carlos Wingeter que ele gastou tudo o que tinha em benefício do XV e que foi ele que doou ao clube o campo de futebol da rua regente. O que realmente se sabe é que ele arrendou o campo de 1915 até quando o campo foi adquirido pela diretoria do XV em 1918.
Foto: Cap. Carlos Wingeter, 1° Presidente do Glorioso Esporte Clube XV de Novembro
Fonte: "O Diário 2: A história do XV", Rocha Netto, Piracicaba, 10 de Fevereiro de 1980
Nenhum comentário:
Postar um comentário