Personagem do mês - 07/2010 - Dadá Maravilha

Nosso personagem do mês de Julho é uma das figuras mais conhecidas do futebol brasileiro.


Dadá Maravilha começou sua carreira na equipe do Campo Grande, mas logo se transferiu para a equipe do Atlético Mineiro, onde fez história e foi convocado para o Copa de 1970. Dário marcou 211 gols pelo Galo Mineiro, se tornando o segundo maior artilheiro da história do clube.


O folclórico Dadá passou ainda por grandes equipes do futebol brasileiro, como Flamengo, Internacional e Bahia.

Após passar por 14 clubes diferentes, Dadá aceitou uma proposta do Alvinegro Piracicabano em 1985. O XV time de Dadá somente poderia ser o glorioso XV de Piracicaba.

Dadá encerrou sua carreira uma ano depois da passagem pelo XV, deixando marcada sua passagem pelo futebol nacional.


Foto: Dadá recebe homeagens da torcida do XV - por http://www.amaiordointerior.com/

Foto: Em destaque, Dadá no elenco Campeão da Copa de 1970!


Vídeo: Dadá chega ao XV! por http://www.youtube.com/

Leia Mais

O Primeiro Gramado Alvinegro!


A foto acima se refere ao ato da aquisição do primeiro campo do Esporte Clube XV de Novembro. O local é situado no quarteirão das ruas: do Comércio (hoje Gov. Pedro de Toledo.); do Conselho (atual Regente Feijó); Santo Antônio e do Rocio (hoje Monsenhor Manoel Rosa). Atualmente no local funciona o supermercado "Extra".

Nosso primeiro presidente, Carlos Wingeter, capitão da Guarda Nacional, ganhou a importância de 10 contos de réis em um “Fundo Mútuo” e aplicou-a na compra daquele terreno, onde os quinzistas praticavam o futebol e que estava arrendado no nome do presidente.

Mais tarde, Carlos Wingeter deixou, provisoriamente, a presidência do clube, que passou a ser exercida pelo Dr. Antônio Augusto de Barros Penteado, que, na época, era prefeito municipal. Este cidadão adquiriu em nome do XV aquele imóvel, e mais tarde, lançou na praça ações no valor de duzentos mil réis, cada, obtendo doze contos de réis. Esta importância serviu para pagar o campo e levar a efeito a construção do muro que passou a cercar aquele terreno.

Datas:


A escritura de arrendamento do campo, em nome de Carlos Wingeter, foi lavrada em 18 de setembro de 1915 e a escritura de compra e venda daquele imóvel, em nome do XV, no dia 18 de Abril de 1918, quando então passou ao seu domínio.

Primeiro Jogo Oficial:

Foi realizado no dia 12 de Dezembro de 1915, contra um “scratch” da cidade, e terminou com a vitória do XV pela contagem de 3 x 0.

Primeiro Gol Oficial:
Coube a Belmácio Pousa Godinho, assinalar o primeiro gol, às 17 horas do dia 12 de Dezembro de 1915.

Primeiro Jogo Internacional:

O primeiro jogo internacional no Campo do Alvinegro foi realizada em 15 de Agosto de 1928, contra a equipe do Penãrol do Uruguai. A partida foi eletrizante e terminou com a vitória do XV pela contagem de 2 x 1.

Primeira Arquibancada:

A primeira arquibancada do estádio foi desenhada pelo Sr. Augusto Rochele Filho. A pedra fundamental foi lançada dia 1º de Janeiro de 1926 e foi concluída apenas em 9 de setembr0 de 1928. A arquibancada foi inaugurada na derrota do alvinegro para a forte equipe do Clube Atlético Paulistano. Antes da partida a arquibancada foi benzida pelo Monsenhor Conego Rosa. O jogo trouxe um lucro para o alvinegro de Cento e Trinta Mil Réis.


Foto: A foto acima foi tirada no dia da inauguração da primeira arquibancada do alvinegro!

Fonte: Acervo Rocha Netto

Leia Mais