Personagem do mês - 05/2010 - Paulinho Ferreira

Foto: Paulinho no início da Carreira no Nhô-Quim

Faltando ainda 6 anos para a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro o blog traz um jogador olímpico Piracicabano nato, que começou sua carreira no Alvinegro Piracicabano!

Paulo Ferreira de Camargo Filho, o Paulinho nasceu em Piracicaba, em 14/01/1940, e começou sua carreira no infanto-mirim do XV em 1953. Paulinho era meia-direita e, em 1957 estreou no time de profissionais, atuando em apenas quatro jogos (Contra o São Paulo, Santos, Juventus e Nacional), momento em que despertou o interesse da equipe do Palmeiras, que contratou o jogador no ano de 1958 para atuar nas equipes de base.


Foto: Equipe do XV na década de 50 - De pé: Bagagé, Luís, Cardinali, Almir, Jorge Perina, Rodela, colega e o treinador. Agachados: João Leonel, Paulinho, Said, Godoy, Mimo e Pachequinho.

Em 1960 foi promovido para o time profissional do Palmeiras. Com apenas 20 anos foi convocado para jogar as Olimpíadas de Roma pela seleção Canarinha. Nesta Olimpíada o Brasil venceu duas partidas e perdeu uma, justamente contra os donos da casa, a poderosa Itália! O Brasil venceu a equipe da Grã-Bretanha por 4 x 3 e de Taiwan por 5 x 0. Na terceira partida o XV perdeu para a Itália que contava com o famoso Giovanni Trapattoni. O Brasil contava com Gérson, o canhotinha de ouro da Seleção Tri-Campeã MUNDIAL! Paulinho foi titular em todas as partidas.

Foto: Paulinho durante partida dos Jogos Olímpicos de Roma em 1960

Foto: Equipe Olímpica do Brasil em 1960 - Paulinho é o segundo agachado, ao lado de China e Gérson.

Paulinho ainda passou pela Prudentina, Ferroviária, Lara F.C.(Venezuela), onde foi campeão Venezuelano, disputando então sua primeira Copa Libertadores. Passou ainda pelo Deportivo Itália (Venezuela), onde faturou mais 2 títulos nacionais e disputou mais 2 libertadores. Paulinho ainda foi pretendido pelas equipes do River e Boca da Argentina, porém permaneceu na Venezuela até 1973, quando encerrou sua carreira como profissional.

Hoje Paulinho ainda mora em Piracicaba, onde tem filhos, netos e bisnetos.

Fonte de Pesquisa: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Fotos: Por site Terceiro Tempo (Portal IG)

Leia Mais

Jogos para a História!

Para iniciar a nova série do blog, nada melhor do que o Alvinegro vencendo um dos maiores times do Brasil, e ainda mais por um placar inesquecível!


No dia 11 de novembro de 1979, o XV de Piracicaba enfrentou a equipe do Grêmio (RS) no Barão da Serra Negra, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1979, vencido pelo Internacional (RS). Este jogo que para muitos foi o melhor jogo do XV na história, terminou com grande vitória para o alvinegro.

A equipe do Grêmio contava com jogadores que marcaram época pelo clube: Tarciso e Éder Aleixo, além de Manga, que ficou conhecido por sua passagem pelo rival Internacional (RS).

Já o XV, contava com o grande goleiro Getúlio, que até hoje é considerado um dos melhores goleiros da história do alvinegro, e também com o meia-armador Ademir, que depois se transferiu para o São Paulo Futebol Clube, clube em que jogou por 133 vezes.

XV de Piracicaba
Getúlio, Ademir, China e Zé Luís (Pitanga); Almeida, Fio, Rogério, Vandinho e Alã; Oriel e Ronaldo (Fernando).
Técnico: Adésio de Almeida

Grêmio
Manga, Dirceu (Nardela), Ancheta, Vantuir e Vilson; Vitor Hugo, Baltazar, Jurandir (Gerson), Paulo César Lima; Tarciso e Éder Aleixo.
Técnico: Orlando Fantoni

Gols: Zé Luis, Oriel e Fernando (XV de Piracicaba)

Na Foto: Da esquerda para direita: Getúlio, Rogério, Fio, Oriel, Ronaldo, Alan, China, Ademir, Almeida, Zé Luis e Vandinho.


Foto: Por site Terceiro Tempo (Portal IG)

Leia Mais