Personagem do mês 10/09 - Capitão Carlos Wingeter


Nosso primeiro homenageado na nova coluna do blog, "O Persongem do mês", gerou diversas discussões ao longo do mês na comunidade do XV no Orkut. A indefinição da data e local de nascimente do Capitão foi motivo de pesquisas por parte do amigos Zé Rui Kleiner, João Luís Almeida e Luis Totti.

Após todas as dicussões chegamos a algumas conclusões:

Capitão Carlos Wingeter nasceu na cidade de Iguape-SP, na provável data de 3 de Janeiro de 1869, e é conhecido como primeiro Presidente do glorisoso "Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba". Como já explicado no post a respeito da fundação do clube, Capitão Carlos Wingeter foi quem deu o nome "Esporte Clube XV de Novembro", encerrando diversas discussões e dúvidas a respeito do nome do novo clube.

Ele formou a primeira Diretoria do XV, contando com o Vice-presidente Tíburcio de Oliveiras, além de secretários, como por exemplo Erothides de Campos.

O Capitão era filho de Jacó Filipe Wingerter e Madalene Soares de Carvalho, foi casado com D. Margarida Buller Wingeter Abrahão, falecendo na data de 7 de Janeiro de 1931, conforme consta no túmulo abaixo, quando contava com 62 anos.




Fotos: Zé Rui Kleiner



No mês de Novembro voltaremos com mais um herói da história do Alvinegro!

Leia Mais